5 passos para ter um bom relacionamento com seus clientes

Um bom relacionamento com o cliente não só dá certo como pode dar casamento! Conheça os 5 passos para ganhar de vez seu consumidor.

Estabelecer uma proximidade é a melhor maneira de fidelizar seu cliente. Um bom relacionamento pode fazer com que sua empresa se diferencie das concorrentes. Isso acontece porque, quando uma equipe é capaz de tornar agradável o contato entre empresa e consumidor, as chances dele voltar a fazer negócio com a sua empresa se multiplicam. Afinal, quem não gosta de ser bem atendido?

Apesar disso, muitas empresas pecam em diversos fatores quando o assunto é relacionamento com seus clientes. Má recepção, demora, insistência e falta de tato são alguns exemplos de condutas inadequadas que fazem com que o consumidor saia correndo da sua empresa. Infelizmente, situações como essas ainda são mais comuns do que você pensa.

Quantas vezes você já não entrou em alguma loja onde parece que o atendente está te prestando um favor? Pois é, esse tipo de comportamento afeta diretamente a empresa – que sai perdendo. Lembre-se: o relacionamento com seus clientes é o cartão de visitas da sua empresa.

Ao ser bem tratado, é bem provável que o cliente indique o seu estabelecimento a amigos e conhecidos. Se você está precisando melhorar o atendimento da sua empresa, separamos algumas dicas infalíveis para você obter um bom relacionamento com os clientes. Vamos lá?

1. Seja empático

Talvez essa seja uma das dicas mais simples e pouco praticadas nas empresas. Na hora de se relacionar com os clientes, você deve pensar justamente neles e não na venda que o seu negócio pode fechar. Pare e pense: quais são as suas reais necessidades? Se eu fosse o comprador, como eu gostaria de ser tratado?

NÃO FOQUE O DISCURSO NA SUA EMPRESA. ESQUEÇA O QUANTO ELA É MARAVILHOSA.

Entenda as demandas do cliente, escute-o com atenção e foque em suas necessidades. Tome cuidado para não pressioná-lo a comprar determinado item, isso pode ser um caminho sem volta para um atendimento que repele potenciais consumidores em vez de atraí-los. E, claro, nunca esqueça: seja simpático e agradável.

2. Invista na confiança

Não tem jeito, confiança é a base de qualquer negócio. Ao investir no seu relacionamento, tenha em mente que é preciso demonstrar o quanto ele é importante. Quando você acompanha de perto tudo o que ele diz respeito, as chances de você conquistá-lo são muito grandes. Lembrar de pequenos detalhes na hora de puxar assunto ou retomar alguma conversa também pode fazer muito a diferença.

Faça com que o consumidor confie em você e não deixe-o de lado quando a compra for concluída. Para fidelizar um cliente, é necessário um trabalho diário de relacionamento próximo, nada de esquecê-lo depois de algumas semanas! Seja cuidadoso, educado e gentil.

3. Resolva os problemas rapidamente

A resolução de problemas é a parte que você deve tomar mais cuidado. Imagine a seguinte situação:

Você comprou um produto em uma grande loja de eletrodomésticos. No entanto, o item que chegou à sua casa não foi o pedido. Certamente, você ficará chateado e nervoso com a conduta da empresa. Agora, se a loja, após seu contato, resolver o problema rapidamente, é bem provável que você volte a fazer negócio com eles.

Essa simples história mostra a importância de ter uma área com atendentes exclusivos para solucionar o problema dos consumidores. Quanto menos dor de cabeça seus clientes sentirem, menos será o seu nível de estresse. Por isso, esteja sempre em contato com o cliente e ofereça soluções que realmente funcionem.

Pense nele e não na empresa. Tente resolver o imprevisto o mais rápido possível. Feito isso, não deixe as ligações e os emails de lado. Sempre pergunte se está tudo bem, como foi o atendimento.

A Zappos, uma rede americana de e-commerce, é mestre no relacionamento com o cliente. Na verdade, o atendimento é tão bom que dois consumidores resolveram casar dentro da empresa. Isso mesmo, você não está lendo errado. Tenha em mente: um bom relacionamento não dá certo, dá casamento!

4. Esteja atento ao feedback

Para um bom relacionamento acontecer é necessário escutar com atenção os feedbacks. Eles são os melhores indicadores de qualidade da sua empresa. O feedback, mesmo que negativo, é essencial para o crescimento da qualidade do seu negócio.

Aliás, ao investir em boas práticas de relacionamento com seus clientes (como as que citamos acima), eles confiarão em você, ou seja, há uma grande probabilidade do feedback ser transparente e verdadeiro. Escute com atenção o que eles têm a dizer. Se for necessário, não hesite em pedir desculpas e oferecer soluções para os pontos que eles levantaram sobre seu produto ou serviço.

Mas não pense que só ouvir é o bastante. É preciso avaliar cada feedback recebido – mesmo daquelas pessoas “mais difíceis” de lidar – e utilizá-lo para corrigir possíveis falhas. Encare a crítica como uma oportunidade de crescimento, se seus clientes não estão felizes com algo, isso é um baita sinal vermelho para a empresa.

5. Invista em promoções exclusivas

Quando você tem um bom relacionamento com seus clientes é fácil saber o que eles precisam ou desejam em determinado momento. Por exemplo, vamos imaginar que você trabalha com atendimento e produtos diferenciados. Conversando com um de seus clientes, você percebe que ele está procurando um modelo mais simples do que você está acostumado a oferecer.

Que tal oferecer uma boa oportunidade para ele fechar o negócio? Uma boa indicação pode faz toda diferença. Mas lembre-se de oferecer serviços ou produtos que ele realmente precise, não vá empurrando qualquer coisa. Faça com que o cliente estabeleça uma relação de satisfação e confiança com você.

Fazendo isso, existe uma grande chance dele indicar os seus serviços para amigos, profissionais, e conhecidos. Outra forma de agradar e estimular esse cliente que te indicou para alguém é bonificando-o quando um amigo indicado fechar negócio com a empresa. Pode ser um produto bônus, desconto ou mimo.

Seguindo essas 5 dicas, seu relacionamento com o cliente tem tudo para dar certo. A jornada nunca é fácil, mas rende muitos bons frutos quando é feita com carinho, empatia e, principalmente, foco no consumidor.