Seis hábitos que pessoas super produtivas têm em comum

Elas conseguem fazer mil coisas no trabalho, vão à academia e ainda têm tempo para descansar; veja como ser uma delas

Por que algumas pessoas parecem fazer em apenas um dia mais coisas do que as outras conseguem fazer durante uma semana? Elas são apenas mais focadas e dedicadas? Ou será que elas têm super poderes?

Pessoas produtivas sabem definir o que é prioridade e otimizar o tempo

Acontece que há vários hábitos que pessoas produtivas têm em comum - e como qualquer hábito, qualquer um pode aprender a adotar. Acompanhe a lista publicada pelo site Business Insider e veja como é fácil ser produtivo também.

1. Evite fazer muitas coisas ao mesmo tempo

Admita: Quantas guias estão abertas no seu navegador neste exato momento? Se há mais de uma ou duas, você pode ser refém da multitarefa. E quem de nós não é? Entretanto, pesquisas mostram que nós, realmente, perdemos o foco e a produtividade toda vez que alternamos tarefas. Ou seja, uma pessoa que é multitarefa não faz as coisas mais rapidamente, mas se torna menos produtiva.

Faça o teste: Tente programar um cronômetro por 15, 20 ou 50 minutos e foque em apenas uma tarefa durante esse período. Quando seu tempo tiver acabado, faça uma pausa, olhe as redes sociais, e então passe para a próxima tarefa.

2. Faça o trabalho mais desafiador quando estiver no melhor momento

As pessoas mais produtivas entendem que o corpo tem um ritmo próprio e que há momentos durante o dia em que estamos mais dispostos. Quando você executa a atividade mais desafiadora do dia durante esse período, você tem grandes chances de produzir mais e de forma mais eficiente. Deixe para checar e-mails e retornar telefonemas para mais tarde.

Faça o teste: Planeje seu dia, atribunido a si uma atividade diferente para fazer a cada hora, deixando, é claro, a tarefa mais trabalhadora e desafiadora para o momento em que você rende mais no trabalho.

3. Entenda o que realmetne é importante

Pessoas produtivas sabem definir o que realmente é importante e urgente. Coisas que parecem urgentes, mas não são, de fato, importantes, podem manter você ocupado durante horas.

Faça o teste: Analise suas pendências para priorizar o que realmente importa.

4. Peça ajuda

Pessoas produtivas não tem super poderes. Elas simplesmente sabem quando e como delegar tarefas e pedir ajuda. Por exemplo, uma mãe que trabalha fora de casa e faz as compras de supermercado pela internet e deixa as roupas para serem lavadas em uma lavanderia, ganha tempo para fazer muitas outras tarefas que só ela pode fazer.

Faça o teste: Faça uma lista de tarefas que você pode delegar ou terceirizar e peça ajuda.

5. Cuide-se

Pode até parecer que as pessoas produtivas estão sempre trabalhando, mas, na verdade, elas relaxam, se exercitam e dormem com frequência. Isso acontece porque elas entendem que o corpo é uma das suas principais ferramentas, e cuidar dele é prioridade total.

Faça o teste: O que você tem deixado de lado no que se refere aos cuidados com o próprio corpo? Será que você não consegue ir pra cama mais cedo ou fazer exercícios todos os dias? Comprometa-se com seu próprio bem-estar!

6. Faça planos

A maioria das pessoas produtivas se planeja durante as primeiras horas da manhã ou mesmo na noite anterior. Dessa forma, elas não perdem tempo durante o dia tentando decidir o que vai fazer em seguida.

Faça o teste: Crie o hábito de checar seu calendário e sua lista de tarefas antes de deixar o trabalho e planeje o que você tem que fazer no dia seguinte.

Se você pode adotar essas dicas simples, você pode, facilmente, se tornar uma pessoa produtiva e que sempre ouve das outras: "Como você faz tudo isso?"