Seis motivos para continuar trabalhando com vendas

Todos nós passamos por problemas dentro do trabalho. Sejam qual forem as causas, esses empecilhos acabam nos tornando pessoas desmotivadas.

Autor: André OrtizFonte: O Autor

Todos nós passamos por problemas dentro do trabalho. Sejam qual forem as causas, esses empecilhos acabam nos tornando pessoas desmotivadas.

Com a área de vendas não é diferente. Em um mundo altamente competitivo, é comum os profissionais desistirem facilmente de um cliente. É preciso ter paciência, calma e muita força de vontade.

Com o tempo, o vendedor começa a administrar a sua ansiedade e desenvolve um poder de persuasão autêntico. Além disso, são inúmeras vantagens que rondam a profissão e fazem dessa área uma grande aliada quando o assunto é crescimento.

Se você estava desmotivado, pensando em desistir, preparei uma lista de seis motivos para você continuar trabalhando na área de vendas e ser um profissional de sucesso.

1 – Saiba administrar seu dinheiro.

Dentro de uma empresa, a área de vendas é uma das únicas (se não for a única) em que você vai ganhar o seu salário fixo mais as comissões. Esse é o seu diferencial. Saiba administrar e estabeleça novas metas.

2 – Aproveite que você conhece todos os dias novas pessoas.

Você está em constante contato com o público. Pare para pensar na quantidade de gente que você conhece todos os dias, dentro e fora do trabalho. É surpreendente. Relacionar-se com pessoas diferentes é primordial para a segurança e crescimento do profissional. Afinal, nunca sabemos o dia de amanhã.

3 – Administre você mesmo a sua rotina de trabalho.

Outro ponto essencial da rotina de um vendedor é que é ele quem faz o seu dia a dia. Ele é o responsável por sua organização, sem muitas interferências externas. Essa liberdade é primordial para você se sentir bem em seu ambiente de trabalho.

4 – Aprenda todos os dias novas lições.

O seu dia a dia não é monótono. Cada dia é um novo jogo e uma nova partida onde você tem a oportunidade de tirar valiosas lições dos novos desafios. Faça do mercado a sua sala de aula.

5 – Leve benefícios e soluções para as pessoas.

Imagine que você está com um problema e alguém lhe oferece uma solução. Esse cara nada mais é do que um vendedor. É o vendedor quem leva soluções para o cliente, a partir de uma necessidade dele. Além de ganhar dinheiro, ser um solucionador de problemas proporciona satisfação pessoal, tornando o profissional mais motivado e feliz.

6 – Esforce-se para alcançar os seus sonhos.

Por último, a área de vendas é um dos atalhos principais para você alcançar os seus sonhos. Esforce-se e não desista. Uma dica simples é tirar o D da palavra “desistir” e substituí-lo pelo R. Portanto, “resista”. Você vai ver como vale a pena.

O objetivo desse texto é fazer com que vocês reflitam. Não desistam fácil diante dos problemas. Com o tempo, você vai driblar a ansiedade e colher os frutos de tanto esforço.

André Ortiz é professor da IBE-FGV, PhD pela Florida Christian University. Fundador da Oficina do Sucesso Treinamento Empresarial Ltda, também é palestrante motivacional, consultor de negócios, autor do livro Sucesso em Vendas e coautor do livro Gestão de Marketing em Varejo, tem mais de 20 anos de experiência de mercado. Também tem experiência como executivo de diversas empresas nacionais e multinacionais.